caracteristicas gerais:
O corpo dos peixes com esqueletos ósseo é geralmente achatado lataralmente e fusiforme (mais afilado nas extremidades e avolumado no meio),facilitando seu deslocamento na água.
A pele é recoberta por escamas, que protegem o corpo,e secreta um muco,que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água
A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias estrutura formadas por pequenos filamentos ricos vasos sanguíneos.As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo. A água entra pela boca , direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos liberado na água opérculo.
*A maioria é ovípera, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.
Como é a respiração dos peixes? A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias estrutura formadas por pequenos filamentos ricos vasos sanguíneos.
Como é a reprodução dos peixes?*A maioria é ovípera, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.
beneficios dos peixes para o ser humano
O peixe serve como alimento no lugar de carne bovina vermelha, agricultura e artesanato etc...
O QUE SIGNIFICA ANFÍBIOS?
vida dupla
CARACTERISTICAS GERAIS:
*dependencia parcial da água para evitar a dessecação da pele e de seus ovos que não tem casca protetora.
* A maioria dos anfíbios adultos realiza respiração pulmonar ou cutânea,e é feito atrvés da pela. nas fases larvais, a repiração é braquial
*Pele lisa e com glândulas mucosas para a manutenção da umidade.
*são carnívoros, podem se alimentar de insetos,aranhas, minhocas e outros anfíbios.
*A maioria é ovípara com fecundação externa, algumas espécies apresenta fecundação interna.
GRUPOS DE ANFÍBIOS:
*Os unuros: são os grupos mais diversificados de anfíbios,incluindo os sapos,as rãs,e as pererecas. Os sapos apresentam a pele enrrugada e membros poteriores curtos; as rãs tem a pele lisa e membros poteriores longos; as pererecas apresentam nas extremidades dos dedos dilatações semelhantes a ventosas que permitem a fixação em rochas, árvores e paredes. Ex: sapos, rãs e pererecas
*Os urudelos: esse grupo de anfíbios, que é raro no Brasil, apresenta cauda, corpo alongado, quatro membros e sua aparência é semelhante a um réptil. São as salamandras.
*Os ápodes: não tem patas. O corpo é alongado e vermiforme. vivem em regiões tropicais, em ambientes aquáticos ou enterrados. Ex: cobra-cegas ou cecília. Os Ápodes: têm os olhos, as vezes recobertos por membranas, o que lhes rendeu o nome popular de cabras-cegas, mas não são cobras!
Aves
Características para o vôo:
* Membros anteriores transformados em asas recobertas por penas.
* Presença de quilha ou carena, nas quais se prende o músculo peitoral.
* Presença de ossos pneumáticos.
* Pulmão altamente eficiente.
* Ausência de dentes.
* Presença de sacos aéreos.
* Apresentam intestinos reduzidos e evacuam durante o vôo
Capacidade de vôo:
A capacidade é uma característica marcante das aves. O vôo permitiu que elas ocupassem diversos territórios, facilitando o rápido deslocamento de um lugar para o outro, fazendo com que esses animais, cheguem a lugares que dificilmente são alcançados por outros.
Mas, nem todas as aves têm a capacidade de vôo.
As aves podem ser divididas em dois grupos:
*Carenatas:
São aquelas com capacidade de vôo.
Exemplos: Gaviões, galinhas, entre outros.
*Ratitas:
São as que não voam.
Exemplos: Ema e avestruz, apesar de não voarem são excelentes corredoras.